Pesquisar este blog

domingo, 7 de março de 2010

Questionário sobre Contabilidade (Teórica e Geral)

1 - O que é Teoria da Contabilidade?

Consideramos assim justificados quer o entendimento da teoria da contabilidade como uma explicação abrangente ou conhecimento sistematizado da contabilidade, considerando esta como a expressão, medida e análise de fenômenos e situações patrimoniais.

2 - De acordo com a Resolução 774/94 do CFC, quais os Princípios Fundamentais da Contabilidade?

1. O da Entidade
2. O da Continuidade
3. O da Oportunidade
4. O do Registro pelo Valor Original
5. O da Atualização Monetária
6. O da Competência
7. O da Prudência

3 - O que é Princípio da Entidade?

O patrimônio da entidade não se confunde com o patrimônio de seus sócios ou proprietários.

4 - O que é Princípio da Continuidade?

A continuidade ou não da entidade, bem como sua vida definida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas. A continuidade influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da entidade tem prazo determinado, previsto ou previsível.

5 - O que é Princípio da Oportunidade?

O Princípio da oportunidade refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.

6 - O que é Princípio do Registro Pelo Valor Original?

Custo Como Base de Valor - as variações do patrimônio devem ser registradas pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos em valor presente e na moeda do país. Esses valores serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, quando configurarem agregações ou decomposições no interior da empresa.

7 - O que é Princípio da Atualização Monetária?

Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis através do ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.
A atualização monetária não representa nova avaliação, mas, tão-somente, o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores, ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período.

8 - O que é Princípio da Competência?

As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

9 - O que é Princípio da Prudência?

O Princípio da prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

10 - Qual o objetivo da Contabilidade?

O Objetivo da Contabilidade é prestar informações relacionadas ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica para tomada de decisões.

11 - Qual o objeto da contabilidade?

O patrimônio das entidades

12 - O que é Patrimônio?

Conjunto de bens, direitos a receber e obrigações a pagar pertencentes a uma pessoa física ou jurídica.

13 - Qual a equação condiderada como básica na contabilidade?

(Bens + Direitos) - (Obrigações) = Patrimônio Líquido

14 - O que é "Passivo a Descoberto"?

Quando o resultado da equação é negativo

15 - De que também podem ser chamados os princípios fundamentais de contabilidade?

Núcleo central, Vigas-mestras e Verdades primeiras de uma ciência

16 - Cite dois atributos dos princípios fundamentais de contabilidade?

Universalidade e Veracidade

17 - O que é Regime de Caixa?

É o regime contábil que apropria as receitas e despesas no período de seu recebimento ou pagamento, respectivamente, indepedentemente do momento em que são realizadas.

18 - O que é Regime de Competência?

É o que apropria receitas e despesas ao período de sua realização, independentemente do efetivo recebimento das receitas ou do pagamento das despesas.

19 - Uma das principais características do patrimônio?

O essencial é que o patrimônio disponha de autonomia em relação aos demais patrimônios existentes.

20 - Como a contabilidade estuda o patrimônio?

A contabilidade o estuda nos seus aspecto quantitativos e qualitativos. A contabilidade busca entender as mutações sofridas pelo patriônio, tendo em mira, muitas vezes, uma visão prospectiva de possíveis variações.

21 - O que vem a ser o atributo qualitativo do patrimônio?

Entende-se a natureza dos elementos que o compõem como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, máquinas, estoques de materiais ou de mercadorias, etc.

22 - O que vem a ser o atributo quantitativo do patrimônio?

Refere-se a expressão dos componentes patrimoniais em valores, o que demanda que contabilidade assuma posição sobre o que seja "Valor", porquanto os conceitos sobre a matéria são extremamente variados.

23 - (CRC 1º 2000) De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, são considerados atributos da informação contábil:

a) Objetividade e Confiabilidade
b) Compreensibilidade e Comparabilidade
c) Confiabilidade e Sensibilidade
d) Temporalidade e Comparabilidade

24 - O que é Balanço Patrimonial?

Levantamento contábil que demonstra a situação econômico-financeira de uma empresa. Agrupando racionalmente os saldos credores e saldos devedores da empresa em certo período, o balanço representa a exata situação econômico-financeira da empresa e constitui o documento oficial com que se dão por encerradas as operações contábeis do período contemplado.

25 - O que é DRE?

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma demonstração contábil dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.

26 - (CRC-1º/2002) Simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e de suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram. Esta afirmativa refere-se ao Princípio da:

a) Oportunidade.
b) Continuidade.
c) Entidade.
d) Competência.

27 - (TCE 1991) O Balanço é uma peça contábil que reflete uma situação:

a) Dinâmica.
b) Estática.
c) Estático-dinâmica.
d) positiva.
e) nula ou compensada.

28 - (PROVÃO 2003) A empresa Celulose Papéis S.A. mantém um depósito de produtos químicos altamente tóxicos. No final do exercício fiscal de 2002, por problemas de manutenção e conservação desse depósito, houve o vazamento de grande parte dos produtos armazenados, o que imediatamente poluiu o rio que representava a principal fonte de abastecimento de água para a região. Diante do fato, o contador efetuou a contabilização de uma provisão, tendo em vista que o IBAMA já notificou a empresa e o advogado desta, especialista em Direito Ambiental, reconheceu como provável a multa no valor de R$ 2.000.000,00. Com esta atitude, o contador atendeu ao Princípio Fundamental de Contabilidade conhecido como:

(A) Continuidade.
(B) Entidade.
(C) Prudência.
(D) Atualização monetária.
(E) Registro pelo Valor Original.

29 - (PROVÃO-2002) O Sr. José dos Santos adquiriu um carro de passeio para a sua esposa no valor de R$35.000,00. O pagamento foi efetuado à vista com cheque da sua empresa. Questionado pelo seu Contador, ele argumentou que a empresa era sua e, portanto, poderia perfeitamente pagar as suas contas pessoais com o dinheiro da empresa. O princípio contábil ferido pelo Sr. José foi o da:

(A) prudência.
(B) continuidade.
(C) competência.
(D) oportunidade.
(E) entidade.

30 - (CRC-1º/2002) A avaliação dos componentes patrimoniais deve ser feita com base nos valores de entrada, considerando-se como tais os resultantes do consenso com os agentes externos ou da imposição destes. Esta afirmativa refere-se ao:

a) Princípio da Atualização Monetária.
b) Princípio da Continuidade.
c) Princípio do Registro Pelo Valor Original.
d) Princípio da Competência.

31 - O que é Taxa Selic?

A taxa Selic é a taxa de financiamento no mercado interbancário para operações de um dia (overnight), que possuem lastro em títulos públicos federais, títulos estes que são listados e negociados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

32 - O que é Liber Abaci?

Liber Abaci (o Livro do Ábaco ou do Cálculo) foi escrito por Fibonacci em 1202, e foi baseado na aritmética e "Álgebra" que Fibonacci apreendeu durante as suas viagens pelo Mediterrâneo. Em 1228 o livro foi de novo publicado após uma revisão.
Foi um dos primeiros a introduzir os numerais indo-árabes na Europa. O livro tem uma forte influência árabe. O livro contém não apenas as regras para cálculo com os numerais indo-árabes, mas também diversos problemas, que incluem questões, certamente muito úteis aos mercadores, como o cálculo de juros, conversões monetárias, medidas, e outro tipo de problemas que Fibonacci resolve
recorrendo a diversos algoritmos e métodos, entre eles o método da falsa posição e a resolução de equações quadráticas.

33 - O que é Ciência?

Ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico.

34 - Qual o conceito de custo?

É o gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços: são todos os gastos relativos à atividade de produção.

35 - O que é Teoria Normativa?

A teoria normativa, apóia-se, preferencialmente, no método dedutivo, faz hipóteses sobre o universo contábil e deriva prescrições de como a contabilidade deveria proceder para maximizar a utilidade da infomação para os variados tipos de usuários.

36 - O que é Teoria Positiva?

A teoria positiva foca aspectos mais restritos da fenomenologia contábil, estabelece hipótes e testa, muitas vezes através de métodos quantitativos.

37 - Quais considerações os autores fazem sobre a abordagem ética da contablidade?

Como disciplina eminentemente social, todavia, a contabilidade não pode ser imoral ou privilegiar, em prejuízo de outros. Ético, justo e legal é o comportamento ideal.

38 - Ética e contabilidade são incompatíveis? E a teoria da agência (assimetria informacional)?

Não, a profissão contábil e a ética precisam estar sintonizados na mais perfeita harmonia.
Não se pode aumentar a assimetria informacional que existe entre os conhecedores da situação da empresa (os agentes internos) e os outros. Não impede que certos agentes possam ter um grau de detalhe de informação maior do que outros, de acordo com as necessidades de seu modelo decisório. Desde que os outros tenham o mínimo necessário para poder fazer inferências com relação à entidade.

39 - A contabilidade nasceu gerencial ou ou financeira?

Gerencial

40 - A contabilidade nasceu gerencial, tornou-se financeira, para voltar a ser gerencial. Explique?

A contabilidade nasceu para finalidade gerencial, mas sob a forma de contabilidade financeira, apresenta uma mutação e se transforma, mais tarde, em contabilidade gerencial, entre outras espécies derivadas. Na verdade, a essência da contabilidade financeira faz parte da genética inicial da contabilidade gerencial. Por isso que uma verdadeira teoria da contabilidade não poderia deixar de tratar da contabilidade gerencial.

41 - Qual o núcleo, a base, do pensamento contábil?

O patrimônio

42 - O que é Teoria da Agência?

Quando os papéis de gestor e propietário se separam, os interesses de cada um também se dividem e cada agente procura maximizar suas satisfações, de acordo como o comportamento racional. A teoria da agência propõe a convergência possível entre esses interesses, uma vez que mesmo os gerentes trabalhando para os proprietários, aqueles têm suas motivações pessoais e seus objetivos de maximização de satisfação, que não são sempre coincidentes com os do proprietário.

43 - Na Teoria da Agência, quem são os agentes e quem são os principais?

Os gerentes são os agentes, e os proprietários são os principais.

44 - Em que século a contabilidade assume uma vestimenta científica?

Século XIX

45 - O que é epopéia?

Uma aventura fabulosa, maravilha. Sucessão de eventos extraordinários.

46 - Em quais disciplinas afins deve se apoiar a contabilidade?

Direito, economia, os métodos quantitativos e a ciência da informação.

47 - Qual o conceito de contabilidade apresentado pelos autores de (CONTABILIDADE:ASPECTOS RELEVANTES DA EPOPÉIA DE SUA EVOLUÇÃO)?

Campo de conhecimento essencial para a formação dos agentes decisórios dos mais variados níveis, é fruto concebido da relação entre o desenrolar dos fatos econômicos-financeiro e sua captação e processamento segundo os paradigmas de uma metodologia cientifíca.

48 - Qual a relação entre contabilidade e renascimento?

O seu desabrochar formal foi na Itália da renascença.

49 - O que é exame de suficiência?

O exame de suficiência consiste em uma avaliação ou conjunto de avaliações de disciplinas obrigatórias constantes dos currículos dos cursos de graduação, facultado aos discentes que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos.

50 - Quais são as principais funções da contabilidade?

Controlar, Orientar e Registrar.

3 comentários:

  1. E uma Verdade que o mercado se move em uma velocidade que talvez os estudos não os acompanhe, mas que o governo traz uma visão de lucro em tudo que toca sem olhar uma visão futura, mas na verdade só devemos estar um passo a frente do mercado e encarar as dificuldades do mercado de trabalho com criatividade e força de vontade.

    Adelson Mateus
    Supervisor-CEMA

    ResponderExcluir
  2. Esse questionário vai me ajudar muito.

    ResponderExcluir